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dc.contributor.authorAlmeida da Silva, Antonio
dc.contributor.authorJové Monclús, Glòria
dc.date.accessioned2020-03-11T11:27:29Z
dc.date.available2020-03-11T11:27:29Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.issn2175-2346
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10459.1/68190
dc.description.abstractO conceito de museu imaginário de Malraux (2006) nos convida a experimentar diálogos constantes entre as práticas artísticas e os procedimentos científicos, que criam novos projetos investigando os imaginários urbanos a partir das fronteiras e potências entre as linguagens científicas e artísticas, nos diferentes meios e contextos de aprendizagem. Pode qualquer lugar devir um contexto de aprendizagem? A relação que estabelecemos com a arte contemporânea permite imaginar outros modos de aprender, assim a arte contemporânea é que nos permite conhecer mais adiante, a fazer conexões inesperadas com situações improváveis, pois, qualquer contexto pode gerar aprendizagens. Projetos desde a inter e transdiciplinariedade estabelecem-se através das diferentes maneiras e atitudes de conhecer, são procedimentos que estabelecem pontes entre o conteúdo a ser ensinado e o contexto vivido. Tais práticas experimentam através dos processos artísticos novas estratégias de mediação cultural, dando possibilidades de ampliar o repertório cultural dos alunos e de construção de sentidos e diferentes interpretações da escola e do mundo.ca_ES
dc.description.abstractEl concepto de museo imaginario de Malraux (2006) nos invita a experimentar relaciones entre los lenguajes científicos y artísticos, en diferentes medios y contextos de aprendizaje. Los diálogos entre las prácticas artísticas y los procedimientos científicos, nos llevan a plantear: ¿Puede cualquier lugar devenir un contexto de aprendizaje? La relación que hemos establecido con el arte contemporáneo nos permite imaginar otras formas de aprendizaje; esta relación nos permite hacer conexiones inesperadas con situaciones poco probables, porque en cualquier contexto podemos generar aprendizajes. Los proyectos generados desde la inter y transdisciplinariedad se concretan a través de diferentes formas de conocimiento, son procedimientos que establecen puentes entre el contenido a ser enseñado y el contexto vivido. Dichas prácticas experimentan a través de los procesos artísticos nuevas estrategias de mediación cultural, mostrando a los futuras maestras distintas possibilidades com la finalidade de expandir su repertorio cultural así como la construcción de significados que les permitan distintas interpretaciones de la escuela y del mundo.ca_ES
dc.language.isoporca_ES
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinaca_ES
dc.relation.isformatofReproducció del document publicat a https://doi.org/10.5965/2175234611252019013ca_ES
dc.relation.ispartofPalíndromo, 2019, vol. 11, núm. 25, p. 13-33ca_ES
dc.rightscc-by (c) Jové et al., 2019ca_ES
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectMuseo imaginárioca_ES
dc.subjectEducaciónca_ES
dc.subjectArteca_ES
dc.titleConexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu Imaginárioca_ES
dc.title.alternativeConexiones entre arte, ciencias y educación: experimentando el concepto de museo imaginarioca_ES
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/articleca_ES
dc.identifier.idgrec028975
dc.type.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionca_ES
dc.rights.accessRightsinfo:eu-repo/semantics/openAccessca_ES
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5965/2175234611252019013


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cc-by (c) Jové  et al., 2019
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